15
ago

O que são vinhos orgânicos

Está sendo cada vez mais adotado pelas pessoas do Brasil e do mundo práticas sustentáveis para tornar o meio ambiente melhor e também para a saúde. O consumo de produtos orgânicos está se tornando popular e isso atinge também o ramo alimentício. Alimentos orgânicos estão ocupando cada vez mais lugar nas prateleiras dos mercados e lojas naturais. Com isso, as mudanças chegaram também aos vinhedos e adegas.

Você sabe o que são vinhos orgânicos e como são feitos? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, para que não haja dúvidas na hora da escolha do vinho perfeito!

O que são vinhos orgânicos


Os vinhos orgânicos são aqueles que não possuem adubos químicos nem aditivos. Geralmente, passam por uma linha de produção considerada natural e tem como principal objetivo seguir processos que não sejam prejudiciais ao meio ambiente. Por esse motivo, todo produto orgânico que atende a essas exigências recebe um selo de certificação da entidade responsável por essa verificação em diferentes países.

Os vinhos orgânicos surgiram na Califórnia na década de 1960 e foram desenvolvidos por um grupo de agricultores naturalistas. Após 30 anos, os europeus passaram a fabricá-los e com os anos o produto se espalhou pelo mundo! E que sorte a nossa, não é mesmo?

Atualmente, pelo menos 4% da produção mundial de vinhos são realizadas com técnicas orgânicas. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, o vinho pode possuir mais de 60 compostos químicos em sua composição. Optar por um vinho orgânico pode garantir um consumo mais saudável e que evite problemas de saúde em longo prazo.

 

Por que optar por um vinho orgânico?

Esse tipo de vinho não desmerece de nenhuma forma os outros tipos. A principal ideologia das marcas de vinhos orgânicos é trazer para as pessoas a conscientização de que é possível ter produtos de qualidade respeitando o meio ambiente. 

Por isso, se você também tem essa vontade de ser mais ativo em aspectos sustentáveis, prove um vinho orgânico! Desta forma, você incentiva os produtores desse mercado, além de ter grandes chances de se apaixonar. 

 

Em nosso restaurante e loja de vinhos, temos rótulos orgânicos para você experimentar. São mais de 1000 garrafas de diferentes vinhos dos 5 continentes para você experimentar! Para saber mais sobre o espaço, clique aqui.